Higiene Ocupacional

Avaliação Ambiental – Calor

Para se realizar a avaliação do índice de calor é utilizado um equipamento chamado Índice de Bulbo Úmido Termômetro Globo, ou IBUTG. A função do IBUTG é de medir o calor radiante existente no ambiente de trabalho.

Esse equipamento consiste em um medidor manual que mede a temperatura do ar, temperatura global e umidade para fornecer o índice de pressão do calor para uso no controle de atividade física em ambiente quente para limitar o perigo de danos relacionados ao calor. As aplicações do índice de calor podem ser em segurança do trabalho, construção, fundição de ferro e aço, olarias, instalações de vidro, caldeiras, locais de mineração, treinamento militar, maratonas, atividades na praia e assim por diante.

O uso do IBUTG no Brasil é fundamentado para atender as exigências da NR 15 e NHO 6 (Norma de Higiene Ocupacional – Fundacentro) que determinam os limites de exposição máxima ao calor.

O aparelho é levado até a área de exposição do colaborador onde se deve ficar por 1 hora coletando informações enquanto o colaborador executa suas atividades normalmente.

Na Safety World nossa equipe de Higiene Ocupacional é especializada em elaborar relatórios de avaliação ambiental e nossos equipamentos estão sempre calibrados de acordo com as exigências das normas vigentes para que possamos atender nossos clientes de maneira cada vez melhor.

Compartilhar


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *