Higiene Ocupacional

Avaliação Ambiental – Vibração

A avaliação ambiental de vibração é realizada através do equipamento monitor de vibração (acelerômetro) que avalia vibrações de corpo inteiro e/ou vibrações de mãos e braços em trabalhadores que estão expostos à máquinas e equipamentos, como caminhão, ônibus, empilhadeiras, operadores de marteletes, furadeiras, lixadeiras, politrizes, entre outros.

As Normas de Higiene Ocupacional NHO 09 e NHO 10 estabelecem critérios e procedimentos para avaliar a exposição ocupacional a vibrações que implique possibilidade de ocorrência de problemas diversos à saúde do trabalhador. Existem vários modelos de equipamentos que realizam as medições dessas vibrações, e para que a avaliação ocorra de maneira precisa esses equipamentos precisam estar sempre calibrados de acordo com as determinações das normas vigentes.

As medições da vibração transmitida ao corpo devem ser feitas segundo as três direções de um sistema de coordenadas ortogonais de forma simultânea, utilizando-se Monitor de Vibração Humana. A figura ao lado mostra exemplos de localização e fixação de acelerômetro de assento e o sistema de coordenadas ortogonais para a avaliação da exposição.

As medições da vibração transmitida às mãos e braços devem ser feitas segundo as três direções de um sistema de coordenadas ortogonais, de forma simultânea, utilizando-se acelerômetro do tipo triaxial. A imagem ao lado direito ilustra a localização do sistema de coordenadas ortogonais que serve como base para a identificação do ponto de medição idealizado.

Após o levantamento desses dados usa se o software, para gerar parte do relatório que é realizado para os nossos clientes.

Hoje a Higiene Ocupacional da Safety World conta com equipamentos modernos e de acordo com as exigências das normas de referência ISO 8041-1 2005, ISO 2631-1: 1997 e ISSO 5349-1:2001.

Compartilhar


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *