Higiene ocupacional é uma ciência do ramo da segurança e medicina do trabalho, destinado à antecipação, reconhecimento, avaliação e ao controle dos riscos provenientes do ambiente de trabalho, que possam ocasionar prejuízo à saúde e a integridade dos trabalhadores.
Considerando essa divisão, pode-se dizer que:
- Antecipação dos Riscos – Está fase considera-se os possíveis riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.
- Reconhecimento dos Riscos – Está fase fundamenta-se na avaliação qualitativa dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho.
- Avaliação dos Riscos – Está fase fundamenta-se na avaliação quantitativa dos riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho. Levando em consideração os limites de tolerância, estabelecidos pela norma regulamentadora nº 15 (Atividades e Operações Insalubres).
- Controle dos Riscos – Nesta fase se estabelece as medidas preventivas a serem adotadas no ambiente de trabalho em beneficio à saúde e a integridade dos trabalhadores. Tendo como base, os dados obtidos durante as fases de reconhecimento e avaliação dos riscos.

Após o levantamento desses dados é elaborado os documentos que as normas regulamentadoras exigem de acordo com cada situação, tais como:
- PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- PCMSO – Programa de Controle Medico e Saúde Ocupacional;
- PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
- PPP – Programa de Proteção Respiratória;
- PPR – Programa de Proteção Respiratória;
- LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho;
- LTP – Laudo Técnico de Periculosidade;
- LTI – Laudo Técnico de Insalubridade;
- Avaliações Ambientais (ruído, calor, vibração)
Você tem alguma duvida sobre o que é Higiene Ocupacional? Nosso setor de HO estará sempre disponível para sanar suas dúvidas!
Acompanhe nosso blog para saber mais sobre esses documentos e outras noticias bacanas na área de SST!