Higiene Ocupacional

Bomba de Amostragem

A Bomba de amostragem é um instrumento cuja utilização é fundamental para atender aos requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e algumas Normas de Higiene Ocupacional Fundacentro (NHO). É importante por ser um meio adequado para coleta de diferentes tipos de produtos contaminantes, particulados, névoas, poeiras respiráveis, poeiras não respiráveis, agentes químicos, agentes biológicos e outros produtos que geram perigo à saúde do trabalhador.

Sendo assim o técnico que realiza a coleta do ar deverá programar o tempo de funcionamento do aparelho (que pode variar de acordo com o produto químico a ser detectado).  No caso da medição de elementos como poeira, será necessário o uso de acessórios como o cassete – item em que a bomba é conectada.

(cassete)

Quando o profissional realizar a medida das chamadas poeiras respiráveis, por exemplo, é preciso utilizar também, um ciclone de alumínio, responsável por separar as partículas.

A bomba de amostragem é um equipamento portátil e leve, além de ser fácil de programar. Geralmente, as bombas contam com um sistema de compensação que controla a vazão constante do fluxo. Esse sistema compensa as perdas que podem acontecer devido à diferença de pressão atmosférica e de densidade do produto amostrado com o ambiente.

Após conectar esse aparelho nos colaboradores, ele segue fazendo suas atividades normalmente, até o tempo final, onde o técnico retira os equipamentos do colaborador e envio o cassete para o laboratório onde é feita sua análise e resultados.

Compartilhar


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *